Motivação no trabalho: 9 dicas para estimular a sua

Foto capa do artigo sobre motivação no trabalho no site Gabriela Araujo. Carreira & Trabalho

Vez ou outra somos acometidos por um desânimo que ameaça a nossa produtividade e nos distancia de nossas metas. Por isso quando se fala sobre motivação no trabalho, dicas são sempre bem-vindas.

Pode ser tanto um bloqueio repentino ou um sentimento que vai crescendo aos poucos. Independentemente da razão, quando nos encontrarmos desmotivados profissionalmente, podemos sim reverter a situação.

Lembre do caminho que percorreu

Esteja você ocupando o sonhado cargo de liderança ou iniciando seu primeiro estágio, existiu um esforço de sua parte para chegar até ali.

E quando estamos inseguros a respeito de nosso presente, é interessante valorizar o passado que nos levou até ele. Olhar para trás é uma boa lembrança do quanto você já conquistou. Nada como sentir orgulho da própria determinação.

Vislumbre o caminho a percorrer

Você pode não estar ainda onde gostaria e essa é uma ótima forma de olhar para suas metas com mais convicção. Seus objetivos são o melhor combustível para fazer com que você se mantenha em movimento.

Existem diversas histórias de pessoas que se reinventaram nos piores momentos de suas vidas e conquistaram o que, para muitos, era impossível. Isso acontece porque nossos sonhos revelam uma força antes desconhecida.

Identifique a efetividade do seu trabalho

Que relevância o seu trabalho tem para o mundo? Acredite, todas as tarefas que executamos impactam diretamente em nossa sociedade, ainda que em pequena escala. O que você faz promove diferença.

Pode ser que seu trabalho afete pessoas, serviços ou produtos. Reflita sobre a lacuna que a ausência do trabalho criaria caso não existisse. Inegavelmente esse é o caminho mais rápido para perceber que o que faz importa.

Viva em constante aprendizado

Procure sempre estar estudando, não só a respeito de temas voltados ao seu trabalho como também desenvolvimento pessoal. Faça cursos, workshops, leia livros, ouça podcasts, participe de grupos de discussão, etc.

A informação é sempre uma aliada no crescimento. Desenvolva competências que te auxiliem como profissional e como pessoa. Desse modo elas te darão o gás para se empenhar no que faz e como faz.

Foque na organização

Busque manter o ambiente em que trabalha organizado e personalizado, se assim for possível. É encorajador se reconhecer no espaço no qual passa horas diárias.

Fica também mais fácil se concentrar e desenvolver ideias quando consegue encontrar o que precisa rapidamente ao invés de buscar debaixo de amontoados de papel. Dessa forma alcançamos clareza quando o que precisa ser feito é visível a olho nu.

Cultive bons relacionamentos

Relacionamentos são a base também dos negócios. Dessa forma, é válido que cultive uma boa relação com seus clientes, colegas e chefia.

Não esqueça de também valorizar os relacionamentos que já possui. Pessoas podem abrir caminhos para nós como também podem mostrar aqueles que talvez não estejamos enxergando direito.

Faça uma lista positiva

Quem aí é apaixonado por uma lista? Elas podem nos auxiliar muito em momentos de dúvidas (ou crises). Assim sendo, faça uma lista de transformações positivas pelas quais o seu trabalho foi responsável.

Aqui vale qualquer estilo: financeiro, profissional, pessoal. O que há de melhor em você hoje graças ao seu trabalho? Talvez as respostas te surpreendam.

Reflita sobre autenticidade

O que difere o seu trabalho do dos demais? Pondere sobre características positivas que fazem do seu trabalho único e autêntico. Do jeito que você faz, não há ninguém que faça, e como isso se dá?

Pense que você está tentando convencer um possível empregador de que você é a escolha certa para a vaga. Acredite que às vezes podemos ser os juízes mais exigentes de nossas qualidades.

Separe seu trabalho da sua vida

Seu trabalho não é quem você é e essa seja talvez a dica mais difícil de aplicar na prática. Por mais vezes do que não, confundimos quem somos com o que fazemos e nosso lado profissional acaba invadindo todas as esferas de nossas vidas.

É bom colocar isso em mente porque constantemente ressentimos o trabalho simplesmente porque o colocamos num lugar que não lhe pertence. Cada um no seu quadrado e sairemos satisfeitos.

Alguma dessas dicas fez sentido? Existe alguma outra que funciona para você na prática? Fique à vontade para compartilhar comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: