Blog

Blog

Artigo sobre deixar a vida levar no site Gabriela Araujo. Desenvolvimento pessoal

O esperto aprendeu sobre a vida com Zeca Pagodinho

Começo esse artigo confessando que não sou esperta.

É difícil admitir isso, mas vem cá que vou explicar o porquê. Apesar disso, me consolo ao pensar que estou na busca desse resultado — e para isso, comecei a olhar para trás, para os ensinamentos simples, como aqueles transmitidos pelo digníssimo Zeca Pagodinho.

Ser esperta é diferente de ser inteligente. Podemos ter muito conhecimento sobre um assunto, e pouca astúcia sobre as estradas da vida. E sobre a vida, ouso dizer, aprendemos muito mais com jargões populares e histórias reais.

Leia mais “O esperto aprendeu sobre a vida com Zeca Pagodinho”
Foto capa da postagem sobre humanizar a perfeição no site Gabriela Araujo. Desenvolvimento pessoal

O meu maior crime é humanizar a perfeição

Desde muito nova, coloquei na cabeça que era possível ser melhor do que eu era. De certo modo, isso é ótimo, né? Estava empenhada em perseguir a melhor versão de mim mesma. Só que o carro capotou quando perdi o controle da direção e decidi que era possível humanizar a perfeição.

Veja bem, convenci a mim mesma que a perfeição era uma utopia alcançável. De lá pra cá, foi só ladeira abaixo.

  • se tirasse menos do que um dez, entendia aquilo como um atestado de incapacidade;
  • um erro deixou de ser só um erro, passou a ser um ultimato;
  • nem um esforço era bom o suficiente.

Tornei-me obcecada com a ideia de que a Gabriela futura era a ideal, logo a Gabriela do presente nunca poderia se comparar.

Leia mais “O meu maior crime é humanizar a perfeição”
Foto capa da postagem sobre perspectiva no site de Gabriela Araujo. Desenvolvimento pessoal

De 1994 a 2020: o que aprender sobre perspectiva

1994 é considerado um ano emblemático de muitos acontecimentos. Mas se você perguntar à minha mãe porque o ano de 1994 foi importante, ela responderá que foi porque eu nasci. (Ao menos é o que espero). Sim, o ano foi importante por várias razões, porém meu nascimento foi relevante só para ela. Isso é sobre perspectiva.

Se você considerar o mundo em 2020, é fácil traduzi-lo em uma única palavra: caos. Porém, quando pergunta para um empreendedor que, após muito relutar, teve sucesso com seu negócio nesse ano: bonança. Isso é sobre perspectiva.

Leia mais “De 1994 a 2020: o que aprender sobre perspectiva”
Foto capa do artigo sobre mudança no site Gabriela Araujo. Desenvolvimento pessoal

Quer uma mudança? Comece pelo simples

É seguro dizer que a maioria das pessoas possui um sonho. Seja um cargo profissional, um negócio próprio, um aprendizado específico ou uma meta pessoal, a maioria de nós aspira a alguma coisa. Em algum momento de nossas vidas, buscamos por uma mudança grandiosa que nos ajudará a alcançar esse objetivo.

Contudo, é comum que tenhamos nosso foco tão centrado no futuro que vislumbramos, que nos frustramos com o processo até ele. Ficamos tão decepcionados com a demora que, por vezes, pensamos em desistir. Queremos mudança para ontem! Isso acontece quando nos esquecemos que o caminho não nasce deslumbrante, ele é construído aos poucos.

Leia mais “Quer uma mudança? Comece pelo simples”
Desenvolvimento pessoal

Reflexões sobre o Brasil com 5 frases de Emicida

É bem provável que já ouviu falar em Leandro Roque de Oliveira, a.k.a, Emicida. Seu nome artístico originalmente juntava os termos “Mc” com “homicida”, já que seus amigos o chamavam de “assassino” por “matar” os adversários através das rimas.

Posteriormente, começou a utilizar E.M.I.C.I.D.A. como um acrônimo para “Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte”. Emicida é um rapper, cantor e compositor brasileiro que, famoso não só pelas rimas improvisadas, como também pelo seu posicionamento de denúncia às injustiças sociais e violências raciais.

Por isso hoje reuni cinco declarações feitas pelo rapper para pensar a sociedade brasileira:

Leia mais “Reflexões sobre o Brasil com 5 frases de Emicida”
Foto capa da postagem sobre trabalho freelancer no site Gabriela Araujo. Carreira & Trabalho

Como saber se o trabalho freelancer é para você?

O trabalho sofreu muitas revoluções ao longo do tempo. Há algumas décadas, a conquista dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT foi um grande marco na vida de pessoas que trabalhavam horas abusivas. Hoje, a rotina CLT não faz sentido para muitos trabalhadores, que estão vendo no trabalho freelancer uma melhor opção.

Mas como saber se esse novo estilo de trabalho é para você? É bastante simples: através de informação e, é claro, vivência na prática. Agora, se as características do trabalho freelancer são vantagens ou desvantagens, vai depender muito de acordo com o que prefere. E por isso trouxe hoje 9 características da rotina de um freela para que saiba na íntegra o que ela compõe.

O trabalho freelancer é para você se…

Leia mais “Como saber se o trabalho freelancer é para você?”
Postagem sobre livros de escritores negres no Kindle Unlimited. Escrita & cultura

16 livros de escritores negres no Kindle Unlimited

A literatura é não só uma forma de arte como também é uma forma de reivindicar a própria identidade. Primeiramente por anos, eu não soube o que era consumir livros de escritores negres e em resultado, não conseguia entender muita coisa sobre minha própria vida.

Hoje não só existem mais pessoas negras ganhando visibilidade na literatura como também buscam cada vez mais democratizar o acesso à esses livros.

Leia mais “16 livros de escritores negres no Kindle Unlimited”
Foto capa da postagem sobre escrever para fazer florescer no site Gabriela Araujo. Escrita & cultura

Escrever para fazer florescer: a redescoberta de si

Desde que me voltei seriamente para a escrita como caminho profissional há alguns meses, estive numa busca pela minha voz. O que é que queria dizer com a minha escrita? Após um tempo de deliberação, entendi que o meu objetivo era escrever para fazer florescer.

Essa conclusão aconteceu depois que perguntei para mim mesma o que eu mais amava na escrita. Como resposta descobri que era a possibilidade de nos aproximar através de sentimentos compartilhados.

Leia mais “Escrever para fazer florescer: a redescoberta de si”
Foto capa da postagem sobre home office no site Gabriela Araujo. Carreira & Trabalho

7 dicas para facilitar a migração para home office

A pandemia revolucionou a forma como pensamos a rotina de trabalho. Se antes o trabalho à distância era uma alternativa improvável no cenário brasileiro, em 2020 o home office se tornou a única possibilidade para muitas empresas.

Ainda que eu particularmente goste mais do home office, sei que está sendo uma adaptação forçada para alguns. Tenho consciência de que digo isso de uma posição bastante específica: sou solteira, não tenho filhos, tenho um espaço sossegado para trabalhar, um laptop só meu e uma internet estável.

Não é o caso de muitas pessoas, e nesse sentido entendo as hesitações. Não existe uma fórmula perfeita, pessoas diferentes têm necessidades diferentes.

Leia mais “7 dicas para facilitar a migração para home office”